Craque Imortal: Manuel Fernandes


Manuel José Tavares Fernandes, nascido em MoitaSarilhos Pequenos no dia 5 de Junho de 1951. Desde pequeno era apaixonado por Futebol, começando a jogar nos juniores do Sarilhense com apenas 16 anos e um ano mais tarde já estava na a equipe principal, que disputava a 3ª divisão do Campeonato Português. Jogando como meia, não podia fazer o que mais gostava, marcar gols. 

Em 1970, por meio de um olheiro, foi convidado para jogar no Fabril Barreiro onde ficou por 6 anos, fazendo 41 gols em 138 jogos. Por curiosidade: Na época de 1971/72, quando o Barreiro estava em uma boa fase no Campeonato Português, onde ficou em 4ª conseguindo acesso a Taça UEFA. Manuel Fernandes fez um gol na vitória que derrotou o FC Porto que ficou em 5° lugar na tabela.


Manuel chegou no Sporting no inicio da temporada 1975/1976 tendo uma difícil tarefa de substituir Yazalde, que havia ganhado a Bota de Ouro pelo Sporting anos antes. Poucos acreditariam nele, que o iria fazer com tamanho brilhantismo, mas a verdade é que superou todas a expectativas, se tornando um dos maiores goleadores da história do Sporting, um símbolo do Clube e o grande Capitão da equipe.

Manuel Fernandes era um atacante com muita técnica e com faro de gol, o que permitia aparecer na área no momento certo para finalizar, tanto de cabeça quanto com os pés, sempre com a mesma eficácia. Além de ser um goleador nato, também dava assistências. Conduzia a bola de um jeito magnífico e era muito complicado desarmá-lo e ainda mais difícil marcá-lo.



Manuel Fernandes estreou pelo Sporting no dia dia 27 de Agosto de 1975, com um hat-trick num amistoso contra a Académica de Coimbra que o Sporting ganhou por 5-3. Logo quando chegou fez um trio demolidor com Keita e Jordão e depois com o Brasileiro Manoel.

Ao longo de 12 temporadas realizou 441 jogos oficiais pela equipe principal e marcou 260 gols, sendo o 3º maior goleador de sempre do Sporting no Campeonato e o 2º nas competições europeias, com os mesmos 18 gols que Lourenço, marca superada apenas por Liedson. Manuel Fernandes só não foi capaz de passar o lendário Peyroteo como jogador que mais marcou com a camisa do Sporting. Em 12 temporadas, foi Capitão em 8.

Pelo Sporting ganhou duas Taças de Portugal, uma Supertaça e dois Campeonatos Português no qual em 1985/86 foi o melhor marcador com 30 gols.

Portugal Manuel Fernandes Bola De Prata
Manuel Fernandes recebendo a Bola de Prata.
Manuel ainda teve em 2 times Americanos por um breve empréstimo.

Dois mais de 400 jogos pelo Sporting, um que vai ficar eternamente para história é o de 14 de Dezembro de 1986 quando o Sporting goleou o Benfica por 7-1 e Manuel fazendo 4 dos 7, levando a bola para sua filha que fazia aniversário no mesmo dia. (Seu filho, Tiago Fernandes atualmente trabalha no Sporting como treinador nas categorias de base.)

Manuel Fernandes comemorando um de seus 4 gols contra o Benfica naquele 7-1.
Pela Seleção Portuguesa foi chamado 31 vezes, fazendo 9 gols.

Foi dispensado do Sporting pelo técnico inglês Keith Burkinshaw, indo para o Vitória de Setúbal onde encerrou sua carreira como jogador e onde também reencontrou Malcolm Allison e iniciaria a sua longa carreira de treinador.
A sua carreira de treinador também foi marcada por essa coragem e disponibilidade para enfrentar grandes desafios, pois apesar de ter começado por cima, substituindo Malcolm Allison no Vitória de Setúbal e treinando o Estrela da Amadora não hesitou em trabalhar em pequenas equipes, e foi assim que conseguiu levar clubes como o Campomaiorense e o Santa Clara à 1ª Divisão.
Pelo meio regressou ao Sporting por duas vezes, primeiro como auxiliar técnico de Bobby Robson, em 1993 e depois em 2000/01 para substituir Inácio, conseguindo conquistar uma Supertaça e chegando a lutar pelo título, que acabou por ser ganho pelo Boavista.
Atualmente é Coordenador de Scouting na equipe principal do Sporting.
Futebol Treinador Do Sporting
Manuel Fernandes, chamado também como o "eterno capitão", será para sempre um dos maiores jogadores da história do Sporting.

                                                        Documentário da RTP sobre Manuel Fernandes

Fontes: SportingCanal, WikiSporting, Imagens lusa.fotos.sapo

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.