Emblemas


Desde a sua fundação, a 1 de Julho de 1906, o Sporting já contou com cinco emblemas, para além dos dois comemorativos dos 50 e 100 anos de existência, mantendo sempre presentes a cor verde e o leão rampante em todos.

1907: Primeiro emblema

O primeiro emblema do Sporting teve origem no verão de nas conversas tidas entre José Alvalade, os primos José Roquette, António Rebelo de Andrade e D. Fernando de Castelo Branco (Pombeiro) para autorizar a utilização do leão rampante do seu brasão como símbolo do Clube acabado de fundar. Pombeiro dá autorização, mas pede que o fundo não seja azul, igual ao brasão. Os quatro escolhem o verde, cor que expressa a esperança no sucesso do Sporting Clube de Portugal.

Desta forma, em 1907 a Casa Anjos, de Lisboa, apresenta o primeiro emblema do Clube em forma circular com um leão rampante sobre as iniciais ‘SCP’, com fundo verde.
O Leão Rampante assinala a perenidade da força Sportinguista que alcançou para o clube um lugar proeminente no desporto português.

1913: Inspiração Alemã

Em 1910, Hugo Morais Sarmento volta da Alemanha para ingressar no Sporting, como goleiro, por proposta de Manuel Monterrozo Carneiro. Quando chegou ao Clube trazia vestido um casaco azul, com uma lapela onde se alinhavam quatro emblemas germânicos. Daqui surgiu a ideia de se mandar confeccionar naquele país novos emblemas para o Clube. Foi o próprio Hugo Morais Sarmento quem desenhou o modelo e se encarregou da encomenda.

A 1 de Abril de 1913, o Sporting conta assim com o seu segundo emblema: um leão rampante branco num escudo de fundo verde, envolvidos por uma cercadura preta com o nome do clube escrito a branco por extenso: Sporting Club de Portugal.

1930: Voltando no tempo

Em 1923, a direção do Sporting mandou confeccionar na Alemanha, uma nova remessa de emblemas. Contudo, na Assembleia-Geral realizada em Janeiro nomeou uma comissão que rejeitou os quatros modelos apresentados,
um dos quais da autoria de Júlio de Araújo (Presidente do Clube, entre os anos de 1922 e 1923).
Assim, apenas, em 1930 foi oficialmente adaptado o terceiro emblema, tendo partes dos emblemas posteriores: um leão rampante de pé, a branco, com as iniciais a branco por baixo do leão, em fundo verde.

1945: A sigla SCP 

Em 1945, surge um novo e quarto emblema, onde se destaca a sigla do Clube, pela primeira vez a coroar o símbolo. O escudo mantinha o fundo verde, com o leão rampante e a sigla a branco. O símbolo adapta uma forma recortada, em forma de escudo.

1956: Comemoração do cinquentenário

Em comemoração aos 50 anos do clube em 1956, foi criado um emblema constituído por um laurel dourado com cercadura em esmalte verde onde estava escrito ‘50 anos ao serviço do esporte e da Pátria’. Na circunferência central, em esmalte branco, se encontrava o emblema oficial do Sporting.

2001: Um nova Imagem para o Século XXI

Em 2001, por forma a consolidar o Sporting como um grande clube profissionalizado, foi apresentada uma nova imagem gráfica, mais estilizada, rejuvenescida e adequada ao perfil atual dos milhões de sócios e adeptos sportinguistas. Apesar de mais moderno, o emblema continua a assentar nos valores tradicionais do clube – “Esforço, Dedicação, Devoção e Glória” – e no símbolo e cor desde sempre associados ao Clube – o leão e o verde.

Assim, neste sexto emblema, o enquadramento foi simplificado mantendo, no entanto, a cor verde e o escudo; foram introduzidas três listas brancas horizontais que remetem para o simbolismo da camisa do clube; as palavras ‘Sporting’ e ‘Portugal’, agora escritas por extenso, enfatizam a dimensão nacional do clube e unificam o seu nome a nível internacional; o leão surge mais estilizado e com um impacto reforçado que lhe é conferido pela cor dourada. Como uma coroa, a sigla SCP continua a perpetuar um nome com mais de um século de história.

2006: Comemoração do centenário

Foi criado um emblema comemorativo do primeiro centenário do Sporting Clube de Portugal, que seria apresentado em 21 de Abril de 2005 quando foi divulgado o programa da comemorações da efeméride que se aproximava.
Neste emblema com uma forma redonda à semelhança do primeiro emblema do Clube, e um fundo bipartido de verde e branco, estão presentes o escudo com o Leão, os anos da fundação e do centenário e uma assinatura “Sporting 100”, como imagem mais comercial.
Tecnologia do Blogger.