Ficha: Vasco da Gama 1-1 Sporting 22 de Julho de 1928

EQUIPES:
VASCO DA GAMA: Jaguaré, Espanhol e Itália; Rainha, Nesi e Mola; Paschoal, Pepico, Russinho, Américo e Santana.
RESERVAS: ---
MARCADORES: Pepico 82'

SPORTING: Roquette, Carlos Alves e Jorge Vieira; João Francisco, Serra e Martinho Santos; Liberto Santos, Armando Martins, João Santos, Cervantes e José Manoel
RESERVAS: Teixeira (Entrou no lugar de Cervantes)
MARCADORES: José Manoel 77'

DATA: 22 de Julho de 1928
LUGAR: São Januário
ÁRBITRO: Luiz Vinhaes
TORNEIO: TAÇA ‘PRINCIPE DE GALLES’

No chuvoso 22 de julho de 1928, o Estádio de São Januário, presenciou um “pequeno” público de pouco mais de 15 mil torcedores. Se para os padrões atuais é um grande público para o nosso amado estádio, em nada se comparava aos 40 mil que lotavam o gigante de concreto vascaíno nos grandes jogos. Os jornais noticiavam o tempo ruim durante vários dias e somou-se a isto o aumento do valor do ingresso que também foi motivo de reclamação desde o jogo entre tricolores e o Sporting. No campo, houve um empate de 1 a 1. O Sporting saiu na frente, com a ajuda de uma falha do brilhante defensor vascaíno Itália, e o Vasco conseguiu empatar logo em seguida. Na social de São Januário, torcedores vascaínos vaiavam o time e em tom de ironia aplaudiam os jogadores do Sporting, como protesto pela atuação do Vasco. 

Horário: 15:30 

INGRESSOS: 

Camarotes da curva – 70$000 

Cadeiras numeradas na curva – 15$000 

Ingresso – 6$000 

Imagem 1 – O Paiz, 24 de julho de 1928. 


O Vasco em sua primeira partida intercontinental não pode vencer, mas também não foi derrotado. Foi um empate de um time ainda em formação. A pressão vinda da social e arquibancada era constante, somente seria resolvida em 1929 com a conquista do Campeonato Carioca. Como não houve vencedor, a taça foi oferecida à equipe portuguesa. Embora ficasse certo amargo, anos mais tarde, derrotamos o Sporting numa partida histórica. Vencemos em 10 de junho de 1956 os portugueses, na inauguração de seu estádio à época, Estádio José Alvalade, pelo placar de 3 a 2. 

ARQUIVOS EM FOTO OU VÍDEO:


Estádio do Vasco da Gama








Tecnologia do Blogger.