Museus

Sporting Clube de Portugal é o único Clube no Mundo que possui 2 Museus oficiais, Mundo Sporting e em Leiria.


O novo Museu Mundo Sporting, situado no Complexo Alvalade XXI, foi inaugurado, quatro anos depois de iniciado o projeto, a 31 de Agosto de 2004 pelo então presidente do Sporting Clube de Portugal, Dr. Dias da Cunha, na presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Eng. Carmona Rodrigues. O seu primeiro diretor foi Mário Casquilho.

O Mundo Sporting tem 1000 metros quadrados. Na entrada está um posto informático, onde pudemos consultar a constituição dos órgãos sociais e diretivos do clube, ao longo dos anos, esta sala está forrada com imagens dos adeptos e das modalidades que dão vida ao clube. Após uma recepção que reproduz a Sala da Direção com o mobiliário original, o Museu está dividido em oito áreas, onde os Sportinguistas e todos os esportistas podem viver mais de 100 anos de uma história ímpar a nível nacional e internacional.


MUSEU LEIRIA
O Sporting Clube de Portugal é o único Clube do Mundo que, neste momento, tem dois museus oficiais: em Lisboa (no Estádio José Alvalade) e em Leiria (na Rua Mártires do Tarrafal).
Museu do Sporting, em Leiria, criado em 1978. Tem um espólio onde se encontram revistas, jornais, medalhas, troféus, peças de cristal, porcelana, posters, camisas, chuteiras e artigos pessoais de antigos campeões e de atletas de várias modalidades, bem como milhares de fotos, galhardetes, e muitos outros elementos ligados ao Sporting, desde a sua fundação.O seu grande impulsionador e responsável foi o sportinguista José António Bernardes Dinis, sócio n° 5.631 , também uma das principais forças por de trás dos Prêmios Rugidos de Leão e do Núcleo Sportinguista de Leiria, que numa entrevista no princípio dos anos 90 disse “Não quero nada, absolutamente nada em troca, porque quando eu amo, é assim que faço”.

O que começou por ser uma coleção pessoal de recordações sportinguistas transformou-se num espaço riquíssimo de informação do Sporting Clube de Portugal: no seu espólio encontramos revistas, posters, medalhas, troféus, camisolas e outras peças de antigos campeões desde 1910.

FONTES: Sporting.pt e WikiSporting
Tecnologia do Blogger.